Quando falamos em máquina de lavar, é comum que quase todos os adultos utilizem frequente o eletrodoméstico no dia a dia. No entanto, será que esse uso é feito de forma adequada? Apesar de parecer um processo simples, lavar as roupas requer cuidado e, quando algumas medidas não são tomadas, a máquina pode ser estragada.
Por isso, é muito importante que, antes de colocar a roupa na máquina de lavar, você se informe sobre os procedimentos corretos e os adote no dia a dia, garantindo a durabilidade do aparelho. Abaixo, confira mais informações sobre o tema!

Não sobrecarregue o tambor
A primeira dica parece simples, mas é um dos principais causadores de problemas na máquina de lavar. O tambor (aquela parte interna do eletrodoméstico) possui um limite que não deve ser ultrapassado. Ao colocar mais roupas que o permitido, você sobrecarrega o aparelho, diminuindo a vida útil dele.
A dica é se lembrar de que o tambor não comporta apenas as roupas, mas também a água, o produto de limpeza e, além disso, precisa de um espaço para bater bem as peças. Portanto, deixe sempre uma margem de segurança de cerca de dois palmos em relação à tampa.
Use produtos adequados para lavadoras
Tão importante quanto respeitar o limite do tambor é utilizar os produtos certos na hora de lavar as roupas. Muitas pessoas sabem que a escolha incorreta pode afetar a saúde das peças, mas poucas têm ciência de que o mesmo vale para a máquina de lavar. Produtos abrasivos podem causar danos a médio e a longo prazo.
Para evitar que isso aconteça, utilize sempre produtos (sabão em pó, sabão líquido, amaciante etc.) indicados para o aparelho. Tenha também o cuidado de utilizar a quantidade correta recomendada pelo fabricante para garantir a segurança.
Limpe o filtro regularmente
Independentemente do modelo, toda máquina de lavar possui um filtro que necessita de higienização regular. Como o próprio nome indica, sua função é filtrar as sujidades, que se acumulam ao longo do uso.
Quando o filtro não é limpo de forma adequada, ele pode entupir. O resultado do entupimento é uma obstrução, que tende a atrapalhar a passagem da água e, consequentemente, o sistema de drenagem da máquina.
Sem mencionar que a bomba de drenagem também pode vir a ser afetada. Quando há uma obstrução, a bomba precisa trabalhar com mais intensidade, fazendo com que a sua durabilidade seja menor.
Faça checagens frequentes
Checar frequentemente a saúde da máquina de lavar pode ajudar a prevenir problemas maiores. E a boa notícia é que dá para fazer isso totalmente sozinho! Frequentemente, verifique se há vazamentos na mangueira, dobras ou sinais de entupimento.
Você também pode ficar atento a outros detalhes. Por exemplo, o nivelamento da máquina no chão, além do funcionamento do painel e de possíveis danos no tambor. Essa avaliação minuciosa é essencial para que pequenos problemas não se tornem maiores, afetando de forma ainda mais intensa o estado da sua máquina de lavar.
Consulte um especialista ao notar algum indício diferente
Mesmo seguindo todas as dicas acima, pode ser que a sua máquina de lavar apresente algum problema ou sinal de uso ao longo dos anos. Afinal, por mais bem-cuidada que ela seja, todo aparelho possui uma vida útil limitada.
Por isso, caso você perceba algo diferente durante a inspeção rotineira ou um barulho que não existia antes, procure um especialista no aparelho. Afinal, se o problema for detectado logo quando se apresentar, a tendência é de que seja mais fácil resolvê-lo.
O profissional também será essencial para identificar se é preciso fazer manutenções em peças específicas, limpezas mais profundas do filtro, etc. Com todos os cuidados e a ajuda especializada, a sua máquina de lavar terá uma vida útil muito maior!