Contratar seguro para carro: como ter proteção sem dor de cabeça

Melhor seguro para carro

Descubra aqui como contratar o melhor seguro para carro com praticidade, economia e segurança, evitando dores de cabeça e surpresas desagradáveis no futuro.

Vamos falar a verdade: ninguém quer ficar pagando seguro de carro, até o momento que precisa usar, não é mesmo?

Aí, quando a necessidade surge e você percebe que adiou demais essa tarefa, bate o desespero.

Ter um seguro de carro atualmente é algo indispensável, mas sabemos que quando essa realidade chega, diversas perguntas vêm à tona. Por exemplo: Qual é o melhor plano? Qual é o mais barato? Será que vale mesmo a pena pagar pelo seguro?

Para a nossa felicidade, a internet tem deixado tudo isso muito mais fácil.

Então, se você já se perguntou qual é a melhor opção de seguro para carros e gostaria de descobrir isso sem ter que passar por infinitas cotações, esse texto é para você!

Escolher bem um seguro para carro nunca foi uma tarefa tão fácil

Antigamente, para contratar o melhor seguro para carro, era necessário ligar para várias seguradoras, escutar mil propostas diferentes, tentar entender aquele monte de termos técnicos sem ter o mínimo de conhecimento sobre o assunto.

Mas felizmente, os tempos mudaram. Hoje em dia, é possível encontrar o melhor seguro on-line para carros em sites que fazem todo o trabalho para você.

Esses comparadores e cotadores online conseguem resumir informações de várias seguradoras em um só lugar mostrando os planos disponíveis. 

Mas o mais importante é que eles também conseguem traduzir todas aquelas informações difíceis em uma linguagem que a gente entende.

Desse modo, você vê os valores, as coberturas e os bônus. A partir disso, consegue escolher o que faz sentido para a sua realidade e para o seu bolso.

Cotar seguro online: a estratégia inteligente para quem quer economizar tempo e dinheiro

Outro ponto positivo dessa possibilidade de contratar seguro para carro na internet é que você pode cotar seguro online sem sair de casa, pelo seu celular e sem nem precisar conversar com atendentes insistentes na maioria das vezes.

Com pouquíssimos cliques, você tem todo o acesso que precisa a orçamentos personalizados, feitos sob medida para o seu carro e que também consideram o seu perfil e as suas necessidades.

Mas o que avaliar antes de contratar um seguro para carro?

Vamos imaginar que você entrou no site e viu as ofertas. E agora? É só fechar?

Bom! Se você quer garantir que está fazendo a melhor escolha, é essencial conferir os pontos a seguir antes de sair contratando o plano mais barato.

  • Cobertura básica x cobertura completa: tem opção de contratação de seguro que só cobre roubo e furto. Já outros cobrem batida, enchente, incêndio e até danos a terceiros. Por isso, é importante comparar todas as opções e considerar quais são as suas prioridades.
  • Franquia: é o valor que você paga do próprio bolso em caso de sinistro. Em muitos casos, uma franquia baixa significa uma mensalidade mais cara e vice-versa.
  • Assistência 24h: vale muito a pena ter um plano que inclui guincho, chaveiro, troca de pneu e todas essas coisas que a gente sempre acha que nunca vai precisar, até acabar precisando.

Além desses pontos, muita gente foca só no valor da mensalidade e esquece de olhar para o atendimento da seguradora. Este é um erro muito comum. Afinal, muitas seguradoras demoram para atender ou até negam cobertura indevidamente.

Por isso, também é fundamental verificar a reputação da empresa em sites como o Reclame Aqui e dar uma olhada no índice de reclamação na Susep antes de contratar o serviço. Assim, você evita dores de cabeça no futuro.

Pode não parecer, mas esses detalhes fazem muita diferença na prática. Tenha em mente que um seguro baratinho, que não cobre quase nada, pode sair bem mais caro depois.

Fique atento aos seus direitos como consumidor

Aqui vai um ponto que muitos consumidores até esquecem de analisar: é fundamental entender quais são os seus direitos na hora de contratar um seguro de automóvel.

Tem quem ache que após fechar um contrato, a gente acaba ficando à mercê da seguradora, mas na realidade não é bem assim.

O consumidor tem diversas proteções que são garantidas por lei, inclusive quando faz a contratação pela internet.

E o cliente deve ser informado claramente sobre o que está (ou não) incluído na apólice, quais são os prazos de carência e quando pode haver recusa de cobertura.

Mas claro, tudo isso antes de precisar acionar o seguro.

No fim das contas, seguro bom é aquele que resolve!

Mais do que escolher o plano mais barato ou a seguradora mais famosa da sua região, o ideal é fechar com quem pode te oferecer um bom custo-benefício e, principalmente, um bom suporte quando você mais precisar.

Por isso, leia o contrato e as condições com bastante calma, compare as opções, leve em consideração como é a sua rotina como motorista e escolha o que faz sentido.

Lembre-se: o melhor seguro é aquele que talvez você nem precise usar, mas que estará lá para resolver o problema caso um imprevisto aconteça!